O Certificado Digital é a identidade digital da pessoa física e jurídica no meio eletrônico. Ele garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio nas operações que são realizadas por meio dele, atribuindo validade jurídica.

O grande benefício do Certificado Digital é sua realização por meio eletrônico, permitindo que uma série de serviços sejam realizados sem a presença física da pessoa física ou do representante legal da empresa, ampliando a agilidade nos processos e reduzindo custos. Até mesmo atos societários e requerimentos de arquivamentos perante Juntas Comerciais já podem ser assinados via e-CPF dos signatários.

Além disso, cada vez mais órgãos públicos, como Juntas Comerciais, Receita Federal, Prefeituras e Secretarias Estaduais, vêm exigindo o uso dessa certificação para acessar seus sistemas, sendo que a falta do certificado em uma empresa poderá impactar diretamente suas operações diárias junto aos órgãos. 

A recomendação é de que todas as entidades jurídicas possuam as certificações:

  • e-CPF do representante perante a Receita Federal;
  • e-CNPJ da pessoa jurídica (caso seja um contribuinte de ICMS).

Há 2 tipos de Certificado Digital:

  • A1: emitido e armazenado no computador ou no dispositivo móvel (smartphone ou tablet), com validade de 1 ano.
  • A3: emitido e armazenado em mídia criptográfica (Cartão, Token ou Nuvem), com validade de 1 a 5 anos.

A validação do Certificado Digital pelo portador poderá ser realizada presencialmente em um dos postos autorizados para a sua emissão ou, para maior comodidade de nossos clientes, através da visita agendada de um dos representantes da Everest.